quinta-feira, 18 de maio de 2017

Gestão de risco - Não venda as suas ações agora

Resultado de imagem para bovespa
Hoje a Bovespa abriu com forte queda e teve suas operações interrompidas por 30 minutos


O que aconteceu?


A Operação Lava Jato fez mais vítimas. O então presidente Michel Temer teria sido gravado pelo dono da JBS pedindo propina para calar a boca do ex-deputado Eduardo Cunha. Até aí nada novo e você sabe de tudo isso, correto?

Com isso, o senhor mercado amanheceu hoje super estressado. Com mais uma "crise" batendo em sua porta a Bovespa abriu com forte queda, cerca de 8,74% as 11h45.

 A Bovespa acionou então o circuit breaker  que é um mecanismo de controle da variação dos índices para evitar movimentos muito bruscos nos mercados. No caso das negociações da Bovespa, quando as cotações caem mais do que 10% em relação ao fechamento do pregão interior as negociações são interrompidas.

Algo que não acontecia desde de 2008, quando o mercado imobiliário norte-americano entrou em crise e levou as outras bolsa de valores do mundo a registrarem quedas bruscas.


Gerenciando momentos de risco

O sistema capitalista é composto por crises, portanto é necessário que o investidor de risco saiba como agir em um momento de risco.

Resultado de imagem para crise e o sistema capitalista

O país está vivendo um momento de contração econômica agravado pela crise política, mas isso não significa que os seus investimentos vão derreter e nunca mais você irá recuperar o valor investido.


Quanto maior o risco maior é o retorno. Então sentir um frio na barriga nos momentos de crise é algo normal, indica que você está em um bom caminho em direção a um bom retorno de seus investimentos.


Quando se trata do investimento de risco a crise e a perda de valor de ações é algo esperado. Inclusive o primeiro Axioma de Zurique fala justamente sobre o risco.
Vamos relembrar esse axioma?


"Preocupação não é doença, mas sinal de saúde. Se você não está preocupado, não está arriscando o bastante."
Primeiro Axioma menor: Só aposte o que valer a pena.
Segundo Axioma menor: Resista à tentação das diversificações.
Conclusão: Não tenha medo de arriscar um pouco. Alto risco significa alto retorno.

Portanto, aquelas ações em que você possua um determinado nível de confiança e que possui excelentes indicadores econômicos ao longos dos anos e uma diretoria sólida e eficiente não merece ser simplesmente descartada de sua cesta de ações. Concorda comigo?
Neste momento uma dica interessante é seguir os passos do maior especialista em crises, e, que devido o seu conhecimento multiplicou sua fortuna ao longo dos anos.

John Templeton tinha a seguinte filosofia: Procure mercados onde a perspectiva é miserável. Em locais como esses você pode encontrar barganhas. Comprando ações a valores extremamente baixos e depois as revendendo pelo seu real valor.


Confira abaixo outras dicas de Templeton:






Esse não é o momento para vender, mas o momento exato para comprar


Quer saber mais sobre John Templeton? Clique aqui e veja a sua biografia completa e técnicas de investimentos.

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 A Dona da Grana | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top